Parceria e Inovação

A busca por inovação está cada vez mais evidente, principalmente por ser determinante na competitividade entre as empresas. Mas para inovar, é importante investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D), fato gerador de altos custos.

Você pensa, portanto, que só as grandes empresas com centros tecnológicos próprios podem inovar? Se sim, você está equivocado! A sua empresa também pode inovar e, para fazer isso, contar com parcerias pode ser uma grande ajuda! A partir delas, o acesso e a incorporação dos processos de P&D realizados externamente por outras empresas se torna possível.

Vale ressaltar que fazer parcerias vai além da busca por inovação. Este acordo de cooperação entre as empresas pode estar relacionado desde as questões mais simples do dia-a-dia, como as questões estratégicas do negócio.

Um exemplo de realização de parcerias interessante é o Vale do Silício, um APL. Já ouviu falar sobre APLs?

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são um conjunto de empresas, localizadas em um mesmo território, que mantêm um vínculo de interação, cooperação e aprendizagem entre si. Esta estrutura ganhou notoriedade a partir do sucesso e do ganho de competitividade das empresas do Vale do Silício e, desde então, se tornou um modelo a ser seguido.

Sabemos que é complicado replicar o que aconteceu no Vale do Silício, mas, mesmo que em menor proporção, fazer parcerias pode alavancar o desenvolvimento de uma empresa.

E aí? Fazer parcerias é a solução para os problemas da sua empresa? Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.