Estratégia e inovação na prática

Muitas empresas reservam setores especiais para cada uma dessas competências que certamente são essenciais para o desempenho empresarial. Mas você sabe como essas competências funcionam na prática? Conheça casos reais de sucesso.

A estratégia adotada pela empresa, seja ela com  foco no marketing e na produção de um produto com fórmula única como o caso da Coca-cola e da Havaianas ou foco na diversificação como foi adotado pela Multilaser, possui como único objetivo fazer a empresa crescer a ser a melhor de acordo com o segmento/ estratégia adotados. Por isso vamos trazer agora dois casos de estratégia empresarial e de mudança de ferramentas administrativas que trouxeram grande sucesso para empresas globais.

Estratégia: a opção da Multilaser

A Multilaser é uma empresa brasileira do mercado de informática e eletrônicos. Em 2002, tinha um faturamento de R$ 32 milhões e atuava no segmento de cartuchos de impressora e competia com empresas que dominavam o mercado de cartuchos originais, como a HP e a Epson. Porém, apesar do grande faturamento e do sucesso da companhia, viver nessa era tecnológica não é fácil e seu copresidente, Renato Feder, percebeu que, se não mudasse a estratégia do seu negócio ele poderia correr o risco de ser atropelado por essa avalanche de inovações tão corriqueiras dos nossos dias.

Diante desse contexto, a estratégia adotada pela empresa foi pensar na diversificação da marca.  Assim ela começou a mudar um pouco o foco dos seus produtos (mas sempre se mantendo no mercado de eletrônicos) e se aventurou a vender acessórios de informática como teclados e mouses, depois passou para tocadores MP3 e câmeras digitais. Hoje, vende uma gama enorme de produtos como computadores, smartphones, câmeras de segurança, brinquedos, entre muitos outros itens. O resultado dessa decisão? Seu faturamento chegou a R$ 2 bilhões no ano passado e, atualmente, é forte competidora de muitas outras empresas nos diversos segmentos em que atua.

Inovação: Mudança de ferramentas administrativas no gerenciamento da Lenovo

A Lenovo é uma multinacional chinesa que vende muitos produtos de informática: smartphones, servidores, impressoras, projetores, entre outros equipamentos e acessórios, porém seu principal produto são os computadores. Antes de 2004, a HP e a Dell, concorrentes da Lenovo, estavam tendo dificuldades no mercado chinês e não representavam perigo competitivo. Contudo, essas empresas passaram a atuar mais efetivamente e conseguiram roubar fatias de mercado da Lenovo, o que tornou necessário fazer a empresa aprimorar a execução de suas estratégias e melhorar o desempenho empresarial para aumentar seu percentual de mercado.

Com isso, a empresa optou pela  mudança em algumas de suas ferramentas administrativas e passou a se preocupar em ter uma abordagem orientada para projetos eficiente. Mas nem tudo é tão simples e algumas mudanças necessárias foram feitas como: implementar uma organização de tarefas prioritárias que envolviam diversos departamentos e a criação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos. Essa abordagem melhorou a cultura da empresa, a integração internacional e introduziu um espírito inovador. Em 2006 a empresa alcançou a fatia de 7% do mercado global de computadores pessoais, superado apenas pela HP e a Dell. Seu volume de negócio aumentou 10% em relação ao ano anterior.

Gostou desses casos de sucesso?

Separamos aqui alguns sites que você pode olhar para pensar se a sua empresa está adotando a melhor estratégia:

Strategy Analytics

Strategy Business

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